Antes de falarmos de monitoramento de rede é necessário saber o que é esta rede e qual é a sua importância para o negócio. Redes de computadores são fundamentais na dinâmica dos negócios. Quando se pensa em negócios, não é possível pensar em negócios desconectados da internet ou que não possuam diversas ferramentas tecnológicas que os suportem. Os responsáveis por manter essa rede de servidores e outros componentes funcionando são os profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI).
As empresas são altamente dependentes de tecnologia, sempre possuem uma área de TI ou uma empresa responsável pela sua TI. É comum precisarem de uma vasta rede de computadores para manterem suas operações. Em paralelo as empresas necessitam ser competitivas, para isso, adotam novas tecnologias visando destacarem-se no mercado onde atuam. Assim, a tecnologia suporta a atual operação e também alavanca novos negócios.
Os investimentos em infraestrutura, aplicações e processos que definem fluxos de negócios crescem ano após ano, fazendo as áreas de TI serem protagonistas na evolução do negócio. O monitoramento de rede é ferramenta fundamental para suportar este crescimento.
Manter todo este ecossistema complexo é desafiador, pois é repleto de riscos. Para reduzir os riscos associados a manter este ambiente, é fundamental monitorá-lo de forma que seja possível saber como está a sua saúde e prever incidentes.
Monitoramento de Rede, o que é?
O monitoramento de redes, ou, monitoramento de rede é o processo responsável por medir em tempo real 24 horas por dia, os recursos das redes de computadores, desta forma, é o responsável por detectar anomalias de performance e disponibilidade.
Para isso é implementada ferramenta de monitoramento de rede que aumentará a disponibilidade do ambiente, pois, a capacidade de prever os incidentes traz vantagem para a área de TI. Atuando assim preventivamente na infraestrutura de TI, aplicações e demais componentes.
Porque preciso de Monitoramento de Rede?
No geral, um software de monitoramento de rede é apoio para a empresa, não sendo o seu negócio fim. Deveria ter papel importante na sustentação dos negócios, em muitos casos, é negligenciado. Apenas após passar por um incidente grave na empresa os gestores buscam um software de monitoramento de rede.
Por outro lado, empresas que não sofreram com incidentes graves e são maduras, implementam ferramentas de monitoramento para otimizar o seu ambiente. Aumentando desta forma a sua performance, disponibilidade e economia de recursos.
Clique aqui e fale com a Ravi agora.
Podemos classificar de forma macro os desafios corporativos em 3 tipos:
1. Manter a disponibilidade do negócio
É extremamente necessário que sua rede esteja fluindo de forma tão natural como a própria eletricidade em sua empresa. Para mantê-la sempre disponível é necessário possuir um controle de todos os componentes da sua infraestrutura, compreendendo as aplicações e os serviços prestados pela TI.
É uma melhor prática adotada pela TI, vincular componentes de infraestrutura, aplicação e serviços, obtendo assim uma visão clara da malha de TI e suas particularidades. Esta visão traz agilidade na hora de resolver eventuais problemas, reduzindo assim os tempos de indisponibilidade.
O monitoramento é peça chave no aumento da disponibilidade dos seus sistemas. Você vende por meio de e-Commerce? Disponibiliza aulas, cursos ou materiais em seu site? Não importa o seu negócio, você precisa que toda a sua infraestrutura e aplicações estejam funcionando.
2. Manter a performance do negócio
O monitoramento aumenta a disponibilidade do seu negócio, porém, está disponível com a performance desejada? Monitorar a rede local é o bastante para garantir a boa experiência dos clientes? A usabilidade deverá ser questionada no momento de parametrizar o software para monitoramento de rede.
Afinal, os serviços para os clientes da empresa ou usuários podem estar disponíveis, com uma performance totalmente degrada que impossibilita o seu uso. Então no momento de planejar o seu monitoramento, pense em todos os componentes que são utilizados para entregar os serviços. Monitorar o tráfego de rede pode ajudar na performance?
O monitoramento pode apontar com diferentes níveis de criticidade a utilização de recursos que influenciam na performance dos serviços. Dando tempo para as áreas de TI agirem com calma em resposta a algum evento.
3. Coleta de dados para tomada de decisões
Software de gerenciamento de rede é algo diferente de software de monitoramento de rede. Porém, ambos são capazes de coletar informações sobre a rede. Essas informações deverão ser utilizadas como base para tomar decisões na área de TI.
Essas decisões podem ir desde simples otimizações de recursos até definições de aquisições para a empresa. Justificar investimentos na área de TI sempre foi uma tarefa, no mínimo, árdua, e de fato, muitas empresas tomam decisões equivocadas.
Coletar dados sobre o ambiente do seu negócio e usá-los para projetar o futuro é uma prática que trará facilidade no aceite de investimentos e principalmente dará visibilidade quanto ao planejamento de capacidade da TI.
É vital ter informações para tomar decisões. Saia do mundo do “achismo” e vá para o mundo da certeza e redução dos riscos com o monitoramento de rede.